Quando você monta uma rede interna e/ou externa uma das dúvidas correntes entre os projetistas e concernente a utilização de concentradores, ou seja, definir se usará um repetidor somente ou um comutador. Apesar de a diferença ser muito notável, a dúvida pode girar em torno do preço, pois um hub é mais barato que um switch.
Mas vamos às necessidades !!! Se você tem uma rede muito pequena e doméstica, por exemplo, você pode utilizar um hub, apesar de não ser recomendado por especialistas devido os possíveis conflitos que podem ocorrer. Além disso um hub tem uma quantidade menor de portas e desempenha a função somente de repetir o sinal para todos os computadores interligados a ele.
O switch possui algumas vantagens que são notáveis na montagem de sua rede, como: mais portas para conexão (depende do teu switch), a nível de arquitetura de rede ele separa os pacotes enviando somente para o destinatário evitando excesso de pacotes transitando na rede e aumentando a velocidade na transferência de dados.
Para mais informações consulte o material abaixo: